SARAU DA POESIA


Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz­se que a poesia pertence ao gênero lírico. O Dia Nacional da Poesia no Brasil é comemorado em 14 de março. A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Frederico de Castro Alves(Castro Alves), o último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. "O Poeta dos Escravos". Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Castro Alves escreveu obras clássicas como “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.


JUSTIFICATIVA


Poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela, poesia eleva, transporta a outros estágios, causa bem­estar. Todo poema é uma lição de como viver bem. Eles nos alimentam a sensibilidade, aumentam a vontade de cantar, de dançar, de ser feliz. Com suas rimas a poesia ira proporcionar nas crianças momentos de aprendizagem e encantamento, facilitando assim a alfabetização, gosto pela leitura em geral a construção do saber.



OBJETIVOS

  • Estimular o desenvolvimento do potencial criativo do aluno, despertando ­o para o prazer da leitura, escrita e oratória.

  • Incentivar o interesse na criança para o uso da biblioteca e, consequentemente pela leitura, e assim irá explorar o máximo da riqueza oferecida pelos livros.

  • Despertar o senso crítico e estético para apreciação da poesia como arte literária.

DESENVOLVIMENTO


Todo ano o colégio Drummond promove o Sarau da Poesia que é organizado em parceria com a professoras Adriana do Nascimento(professora e português e literatura do colégio), além de contar com o fundamental e importante apoio de professoras da educação infantil e ensino fundamental I A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau e para isso, a importância dos nossas professoras, que irão trabalhar na organização do repertório que será apresentado no dia do Sarau.





Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square