November 17, 2017

March 7, 2017

September 8, 2009

Please reload

Posts Recentes

SARAU DA POESIA

March 7, 2017

 

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isto, diz­se que a poesia pertence ao gênero lírico. O Dia Nacional da Poesia no Brasil é comemorado em 14 de março. A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Frederico de Castro Alves(Castro Alves), o último grande poeta da terceira geração romântica no Brasil. "O Poeta dos Escravos". Expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproxima do realismo. Castro Alves escreveu obras clássicas como “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.

 

JUSTIFICATIVA

 

Poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela, poesia eleva, transporta a outros estágios, causa bem­estar. Todo poema é uma lição de como viver bem. Eles nos alimentam a sensibilidade, aumentam a vontade de cantar, de dançar, de ser feliz. Com suas rimas a poesia ira proporcionar nas crianças momentos de aprendizagem e encantamento, facilitando assim a alfabetização, gosto pela leitura em geral a construção do saber.

 

 

OBJETIVOS

  •  Estimular o desenvolvimento do potencial criativo do aluno, despertando ­o para o prazer da leitura, escrita e oratória.

  •  Incentivar o interesse na criança para o uso da biblioteca e, consequentemente pela leitura, e assim irá explorar o máximo da riqueza oferecida pelos livros.

  •  Despertar o senso crítico e estético para apreciação da poesia como arte literária.

DESENVOLVIMENTO 

 

Todo ano o colégio Drummond promove o Sarau da Poesia que é organizado em parceria com a professoras Adriana do Nascimento(professora e português e literatura do colégio), além de contar com o fundamental e importante apoio de professoras da educação infantil e ensino fundamental I A ideia de se apresentar publicamente pode intimidar alguns alunos. Para garantir que eles se saiam bem nessa empreitada, é preciso ensaiar com a classe e conversar sobre suas atuações para que se aperfeiçoem pouco a pouco e se sintam mais à vontade com a exibição no dia do sarau e para isso, a importância dos nossas professoras, que irão trabalhar na organização do repertório que será apresentado no dia do Sarau.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square